Dicas do Prof. Rooney

<b>Dicas do Prof. Rooney</b>
Clipping com as melhores informações de Tecnologias de Informação e Comunicação que descomplicam o dia-a-dia!

sábado, 12 de julho de 2008

HP 12C - Financial Calculator 4.2


Fãs da talvez mais famosa calculadora financeira já fabricada vão se sentir em casa com esse download.


Se você já usou uma calculadora financeira
da HP, vai se sentir em casa quando abrir esse aplicativo, cujas funcionalidades, interface e recursos são cópias fiéis do modelo físico da calculado 12C, da Hewlett-Packard.

Você vai ser sempre importunado com uma tela oferecendo a venda da versão completa quando abrir o software, mas basta um clique para pular para a versão grátis.

A interface permite que você ajuste o tamanho da calculadora, de pequeno, para médio ou grande. Alguns recursos como copiar, colar, carregar e salvar não estão disponíveis nessa versão freeware, mas todas as outras principais funções estão presentes.

Qualquer pessoa que use regularmente uma calculadora financeira vai achar a HP-12C Financial Calculator um achado para seu acervo eletrônico.


Ficha Técnica


Fornecedor: RLM Software

Tipo da licença: Freeware
Limitação: Nenhuma
Sistemas operacionais: Windows 2000/XP
Tamanho do arquivo: 3,9 MB

Fonte: PC World
Data: 12/07/2008

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Luz, zoom e resolução: truques e dicas para uma foto melhor

Saiba como capturar imagens em ambientes fechados, esclareça dúvidas sobre configuração e veja qual tipo de zoom é melhor

Fotos em movimento em ambientes fechados Recentemente eu estava tirando fotos de um campeonato de artes marciais num ginásio fechado, e tudo ficou borrado – até mesmo as fotos das pessoas paradas em pé. As fotos em movimento estavam mais borradas ainda. Eu ajustei a câmera no modo Sport. O que fiz de errado?
John Borys, via e-mail

Você pensou, inicialmente, de maneira correta. O modo Sports usa uma velocidade de disparo mais alta, que era o que você precisava. Mas em ambientes fechados isso não é o suficiente: a câmera precisa de ajuda para ter a velocidade de disparo rápida o bastante para obter imagens precisas. Também será preciso aumentar o ISO da câmera, que controla a sensitividade à luz. Um ISO alto também significa mais ruído digital na foto, mas esse é o preço que se paga para tirar boas fotos de ações rápidas em ambientes fechados.

Lentes mais rápidas também ajudam. Elas são classificadas de acordo com sua abertura máxima. Uma lente de f/5.6, por exemplo, é mais barata que uma lente f/2, mas as lentes f/2 permitem um pouco mais de luz, o que possibilita capturar imagens com uma velocidade de disparo mais rápida. Da próxima vez em que tentar fotografar momentos de ação em ambientes fechados preste atenção à velocidade de disparo que sua câmera está usando. A menos que sua velocidade de disparo seja 1/500 de segundo ou mais rápida, o resultado provavelmente será uma imagem borrada.

Uso 72 ou 300 dpi?
As imagens da minha câmera estão sempre em 72 dpi (pontos por polegada) quando eu as transfiro para o computador. Sempre achei que fosse o padrão. Um amigo meu, com uma câmera diferente, transferiu algumas de suas imagens para o meu PC e elas estavam em 300 dpi. Minha câmera está ajustada para SHQ (qualidade superalta) e eu acho que não há outro lugar para fazer a mudança do ajuste de resolução. O que está errado e o que posso fazer?

Dolores Mayer, via e-mail

Isso não é um problema e você pode ignorá-lo por completo. A configuração de dpi que sua câmera aplica aos seus arquivos de imagens digitais não tem significado real. A resolução de uma foto digital é medida somente de uma forma: a quantidade de pixels que ela tem. Se você tirar duas fotos – em duas câmeras diferentes – e ambas estão em 2000 por 3000 (6 megapixels), elas serão idênticas em todos os aspectos. Isso vale mesmo se uma câmera marca suas fotos em 72 dpi e a outra marca em 300 dpi.

Dpi, ou dots per inch (pontos por polegada), é útil na hora de saber o tamanho que a imagem vai ter quando for exibida num computador ou impressa no papel. Você pode pegar o numero da resolução e dividir pelo dpi para obter o tamanho físico da exibição. Já que muitos monitores exibem em 72 dpi, muitas câmeras aplicam esse valor à imagem. Outras câmeras usam 300 dpi, já que é o valor de resolução comum de impressão. De qualquer forma, isso não afeta a foto nem a qualidade de impressão ou exibição. Só serve para confundir as pessoas.

Zoom digital
Minha câmera possui zoom digital de 5x. Como sou novo nesse negócio de foto digital, descobri que esse atributo oferece uma ótima oportunidade de fazer seleção/corte seletivo de várias partes de uma dada fotografia. Minha dúvida: posso imprimir qualquer dessas imagens cortadas diretamente da câmera digital? Ou preciso usar algum software para realizar essa mesma tarefa, que acaba degradando a imagem?

Al Stohl, via e-mail

Em geral, recomendamos que se evite o zoom digital – se a câmera permitir, simplesmente desative-o. Enquanto o zoom óptico amplia a imagem usando as lentes da câmera, o zoom digital simplesmente aproxima os pixels, uma forma de ampliação que degrada a imagem. Se você quiser ampliar e cortar uma foto, é melhor usar um software de edição de imagem no PC (como o Adobe Photoshop Elements, Microsoft Digital Image Suite ou Corel Paint Shop Pro). Assim, você vai obter mais controle sobre a composição final e ter resultados melhores. Recomendamos fazer o corte e seleção no PC e não na câmera digital.

Se quiser usar o zoom digital e imprimir suas fotos diretamente da câmera, pode ir em frente. A maioria das impressoras a jato de tinta pode se conectar diretamente à câmera sem precisar de um PC para a transferência de dados.


Fonte: Dave Johnson, da PC World/EUA
Publicado em: 07/05/2007
Data: 07/07/2008

Foto digital: veja como corrigir problemas de iluminação


Use uma antiga artimanha da boa e velha câmera obscura para colocar mais luz em um objeto iluminado por trás e que teve pouca exposição.



Uma cena iluminada por trás – o chamado ‘backlight’ - é para a fotografia o mesmo que uma derrubada de 7 pinos no boliche ou, ainda, a mesma coisa que fazer baliza em um precipício para um carro.

O problema é que essa luz direta na parte de trás de seu objeto deixa a sua câmera confusa entre duas posturas: fechar a abertura do diafragma ou disparar com uma velocidade mais rápida o obturador, levando a um resultado com subexposição. Mas não é só porque é preciso um pouco de manha para tirar fotos com 'backlighting' que você não pode obter grandes resultados.

Vamos pegar uma foto clássica com iluminação por trás e retocá-la no Adobe Photoshop Elements. Se você usar um outro programa de edição de imagens, pode obter os mesmo resultados; só vai precisar adaptar os passos no seu software.

Isole o problema
Peguemos uma foto em que fotografamos alguém em frente a uma janela com bastante luz. (veja imagem mais adiante). Toda essa luminosidade ambiente fechou a abertura da câmera e deixou o objeto pouco exposto à claridade.

A solução? Vamos melhorar seletivamente a parte da foto que teve pouca exposição. Assim, poderemos clarear o que quisermos sem aumentar conseqüentemente o brilho em outras partes da imagem.

O método mais fácil? Vamos usar uma técnica chamada ‘dodging’.

'Dodging' é um termo da antiga câmera obscura que se refere ao clareamento de parte de uma foto por meio da redução da quantidade de tempo que você expõe uma impressão à luz. Você já deve ter ouvido do processo inverso, o chamado ‘burning’, que escurece uma impressão submetendo-a a mais luz. Os antigos 'dodging' e 'burning' são processos seletivos que você aplica em determinadas partes de sua foto – e não é diferente com a fotografia digital.

Vamos começar: selecione a ferramenta Dodge, que você pode encontrar depois da parte de baixo da barra de ferramentas na parte esquerda da tela. Ela divide o mesmo cubículo com as ferramentas Sponge e Burn.

Clique na região subexposta da foto. Você pode dar uns tapinhas nela, clicando várias vezes para ir aos poucos, ou também pode clicar e arrastar a ferramenta por toda a tela para clarear uma área maior. Além disso, é possível ajustar as configurações deste recurso na barra de ferramentas na parte de cima da tela. Dependendo da resolução da foto e do tamanho da região com subexposição, você pode querer modificar a abrangência da ferramenta Dodge.

Veja a foto original, e como ficou depois de usar o ‘dodgind’ no Photoshop Elements


Utilize camadas

Como sempre, se você achar que está exagerando, lembre-se que você tem o comando Desfazer para usar à vontade e retornar para o estado anterior. E em vez de usar o ‘dodging’ na foto original, recomendamos trabalhar em uma camada em cima da imagem original.

Para fazer isso, duplique a camada antes de começar, escolhendo Layer, Duplicate Layer e clicando em OK. Agora você pode modificar a camada de cima e usar o controle de opacidade (na Paleta de camadas, na parte direita da tela) para fazer a sintonia fina do efeito. O material original estará ainda lá intacto em caso de necessidade.


Fonte: Dave Johnson, da PC World/EUA
Publicado em: 05/06/2008
Data: 07/07/2008

Páginas

Acesse também: