Dicas do Prof. Rooney

<b>Dicas do Prof. Rooney</b>
Clipping com as melhores informações de Tecnologias de Informação e Comunicação que descomplicam o dia-a-dia!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Encontro Virtual de Documentação em Software Livre

De 19/11/2008 a 21/11/2008

Faltam 70 dias para o início do evento. Duração: 3 dias

Agência FAPESP – Estão abertas, até 30 de setembro, as inscrições de trabalhos para apresentação na terceira edição do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre.

O evento, que ocorrerá de 19 a 21 de novembro, na internet, abrangerá discussões sobre diversos temas relacionados às áreas interdisciplinares no campo dos estudos da linguagem, lingüística e da tecnologia da informação.

O objetivo é proporcionar discussões em torno da documentação em software livre em duas esferas principais: a difusão de conhecimentos da área e sua formatação (adequação lingüística).

No âmbito do encontro ocorrerá ainda o 1º Seminário de Linguagem e Tecnologia, de 20 a 24 de outubro, promovido pela linha de pesquisa em Linguagem e Tecnologia da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mais informações: http://evidosol.textolivre.org

Fonte: FAPESP
Data: 11/09/2008

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Drivers: saiba o que são, para que servem e como cuidar bem deles

Esses pequenos arquivos são fundamentais para o bom funcionamento do sistema e podem dar muita dor de cabeça se faltar algum.

Podemos definir um driver como uma ponte de comunicação entre determinado dispositivo e a central de processamento de um computador. Na prática, trata-se de um ou mais arquivos de diferentes extensões (.sys, .drv etc) contendo um conjunto de tabelas com informações sobre o dispositivo – que pode ser um componente, um periférico, um software.

Um driver atua traduzindo comandos de uma linguagem genérica para uma específica, compreensível por uma impressora, por exemplo.

Ou seja, eles são indispensáveis para o funcionamento desses dispositivos e, portanto, é importantíssimo termos cópias desses arquivos armazenadas em alguma mídia.

Backup em um só local
Mesmo que você já mantenha sempre um backup de todo seu disco rígido, pode ser muito útil e prático reunir em um único lugar apenas os drivers básicos e imprescindíveis para seu PC – aqueles, por exemplo, do mouse, impressora, placa gráfica, de rede, monitor, unidade óptica e entrada USB.

E por que esse procedimento? No caso de você decidir reinstalar o Windows, por exemplo, saiba que nem todos os drivers podem estar armazenados no CD do sistema operacional que veio com seu computador – ou nem mesmo no CD de restauração.

Vamos ilustrar o problema com uma situação crítica. Se você formatar seu computador, reinstalar o sistema operacional e não tiver os drivers de rede para instalar, surgirá um duplo problema: você não conseguirá acessar a Internet; ou seja, também não conseguirá baixar os drivers que faltam – inclusive os relativos à rede.

A solução seria usar outro PC para procurar o driver em questão na Internet, então baixá-lo, salvá-lo em alguma mídia e instalá-lo na sua máquina.

Assim, além de preservar elementos que são fundamentais para o funcionamento de seu PC, esse procedimento de backup dos drivers irá poupá-lo tempo e esforço. Você não terá que ficar revirando sua caixa de CDs a procura dos discos de instalação de cada componente ou periférico, um por um – se é que você ainda os tem guardados.

Portanto, recomenda-se reunir todos os drivers em um só local, como um CD, DVD ou pendrive. A PC World disponibiliza para você um download que vai ajudá-lo nessa tarefa. Trata-se de um arquivo de extensão .bat.

> Clique aqui para fazer o download do arquivo

Mas atenção: se você utiliza o Firefox, ao tentar baixar um arquivo .bat ele exibe o conteúdo do arquivo (em formato texto) em vez de – de fato – baixá-lo. A maneira mais simples de contornar estas situação é copiar essas informações para o bloco de notas e salvá-las em um arquivo com extensão .bat no lugar de usar .txt, padrão do software. Usuários do Internet Explorer não terão esse problema.

Este arquivo .bat fará uma cópia de segurança de muitos - ou talvez de todos - os drivers do seu computador. Após baixá-lo, clique duas vezes para rodar o arquivo, e um backup será feito em alguns segundos.

Esse processo fará uma cópia dos drivers (e provavelmente também de alguns arquivos extras) em uma pasta chamada "driverback", dentro dos Meus documentos.

Fica a seu critério em qual mídia copiar essa pasta. Na hora de reinstalar algum driver, use o Gerenciador de dispositivos do Painel de controle do Windows ou o atalho Adicionar novo hardware, também no Painel de controle. Se o assistente não procurar o arquivo do driver diretamente na mídia que você usou, aponte o caminho manualmente.


Recuperando drivers
A atualização de um driver de um componente ou perfirérico de nosso PC – da mesma forma que qualquer outra instalação – está sujeita ao risco de não dar certo. A diferença é que no caso de um programa com bug, basta desinstalá-lo. No caso de drivers, o dispositivo em questão pode parar de funcionar.

Para evitar esse tipo de problema, os Windows XP e Vista fazem backup automaticamente dos seus antigos drivers quando são atualizados. É possível restaurar a posição anterior de um determinado dispositivo quando um novo driver causar problemas.

Para isso, selecione Iniciar, Executar, digite devmgmt.msc no campo a ser preenchido e pressione tecla Enter. O Gerenciador de Dispositivo será aberto. Clique duas vezes no dispositivo cujo driver se deseja restaurar, e a caixa de diálogo Propriedades vai se abrir. Vá na aba Driver e selecione Reverter driver (veja imagem abaixo).

Ainda sobre esse risco, René Ribeiro, analista de testes da PC World recomenda atualização de driver somente no caso de o usuário constatar baixo desempenho ou falha de funcionamento de algum item do computador.

Exemplos: intermitência de funcionamento da placa de rede ou chiado na imagem do monitor. Mas Ribeiro lembra que, mesmo assim, o problema pode não estar relacionado ao driver, e atualizá-lo será apenas uma das tentativa de resolução do problema.


Atualizando


Para fazer update de drivers, o mais recomendado é acessar o site da fabricante do dispositivo em questão e buscar pela atualização específica, possivelmente numa área de downloads da página.

Como alternativa, existem bancos de drivers online, como o Driver Guide, Central Driver e Driver Zone. Mas, em geral, se existir tal atualização, esta deve estar disponível no site do desenvolvedor.

Esses bancos costumam ter mais utilidade no caso de programas e periféricos antigos, cujos drivers não são mais fornecidos pelas empresas.


Fonte: Fernando Petracioli, especial para PC World
Fonte: 05/09/2008

Satélite que será usado pelo Google Earth e Maps entra em órbita


Satélite de alta resolução, que custou US$ 502 milhões, fornecerá imagens em alta resolução da Terra a serviços do Google.


Satélite comercial que produzirá imagens da Terra na mais alta resolução disponível até o momento, o GeoEye-1 foi lançado no fim de semana no foguete Delta II, que levava o logotipo do Google ao lado da marca GeoEye.


O satélite foi construído como parte do programa NextView da Agência Geoespacial Nacional dos Estados Unidos, que prevê a divisão dos custos de engenharia, construção e lançamento da nova geração de satélites comerciais para apoiar a indústria de imagens por satélite.

Para o GeoEye-1, a agência financiou cerca de 237 milhões de dólares do total de 502 milhões de dólares de preço. A agência também se comprometeu a comprar imagens do satélite pelo menos durante o primeiro ano e meio de operações.

O Google também comprará imagens do satélite para complementar as que já utiliza nos serviços Google Earth e Google Maps.

Lançado às 11h51 da manhã do último sábado (06/09), o GeoEye-1 é capaz de disparar, simultaneamente, imagens em preto e branco de 41 centímetros e imagens coloridas de 1,65 metro. As medições referem-se ao tamanho da menor coisa que se pode ver a sua órbita 681 km acima da superfície da Terra.

A GeoEye irá testar o satélite em órbita antes que as primeiras imagens sejam vendidas.

O satélite foi lançado na véspera do aniversário do Google, que completou 10 anos no último domingo.

Fonte: IDG News Service/Japão
Data: 08/09/2008

Microsoft lança versão gratuita e stand-alone do Hyper-V Server 2008


Em resposta à VMware, empresa disponibiliza versão gratuita da solução de virtualização, que antes custava 28 dólares.


A Microsoft fez uma série de anúncios envolvendo suas ofertas de virtualização nesta segunda-feira (08/09). As novidades incluem o System Center Virtual Machine Manager 2008, o Microsoft Application Virtualization 4.5 e o novo Microsoft Hyper-V Server 2008.


Uma versão stand-alone do Hyper-V Server 2008 será disponibilizada gratuitamente em 30 dias. A empresa vinha cobrando 28 dólares por uma versão que podia ser baixada diretamente de seu site. A estratégia reflete a decisão da VMware de fazer o mesmo com o hypervisor ESXi, anunciada em julho deste ano.

Segundo Neil Sanderson, chefe de virtualização da Microsoft no Reino Unido, essa indústria é dinâmica e muda rapidamente. Como existem outras ofertas sem custo disponíveis, a empresa decidiu disponibilizar seu sistema da mesma maneira.

Também em 30 dias, a Microsoft vai lançar o System Center Virtual Machine Manager 2008, que oferece aos administradores a possibilidade de gerenciar tanto servidores virtuais, quanto físicos.

Na semana passada, a companhia lançou o Application Virtualization 4.5, juntamente com algumas mudanças em suas políticas de licenciamento. O produto é busca melhorar o desempenho de desktops usando Windows Vista fazendo o streaming de aplicações com alta demanda por capacidades.

A Microsoft também iniciou uma série de eventos ao redor do mundo para promover suas ofertas de virtualização.

Fonte: IDG News Service
Data: 08/09/2008

Páginas

Acesse também: