Dicas do Prof. Rooney

<b>Dicas do Prof. Rooney</b>
Clipping com as melhores informações de Tecnologias de Informação e Comunicação que descomplicam o dia-a-dia!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Windows 8 decreta o fim dos gadgets

Microsoft anuncia a substituição dos mini aplicativos pelos Apps

STRIPE-WINDOWS-8

Com o novo sistema operacional da Microsoft a caminho a empresa lançou recentemente o Windows Developer Preview, uma espécie de Demo do Windows 8 para que desenvolvedores e usuários possam ir se familiarizando com as novidades da atualização.

Uma das novidades no Windows 8 é a ausência dos famosos Gadgets que podiam ser espalhados pelo Desktop no Windows 7. A Microsoft deixou claro seu foco na nova interface Metro através do Windows Developer Preview e aconselha os desenvolvedores a abandonarem a plataforma e se focarem na nova interface Metro. "Com o Windows Developer Preview, os desenvolvedores podem criar uma rica experiência através de apps onde seus clientes se focarão em suas tarefas mais importantes. Os apps são o centro da nova experiência no Windows Developer Preview" informa o site do sistema operacional.

A grande pergunta "onde foram parar os Gadgets?" pode ser respondida facilmente no primeiro contato do usuário com a interface Metro. Lembre do Gadget de tempo por exemplo, ele continua visível a todo instante através da nova interface, a diferença é que agora ele é um app mostrando apenas as informações básicas como o clima na região e a temperatura. Ao acionar o aplicativo você poderá obter as informações aprofundadas como a temperatura em outras regiões e a previsão do tempo para os próximos dias em detalhes.

Exemplo
De um lado o app do clima na nova interface Metro, do outro o antigo Gadget para Desktop

A interface Metro facilitará a acessibilidade do usuário, colocando à sua disposição rapidamente os aplicativos mais usados e as informações de forma organizada. Outra novidade do sistema é a integração nativa com o Twitter, cada usuário poderá deixar sua conta ativa no sistema, podendo compartilhar fotos, vídeos e outras informações sem ter que abrir um browser, ou aplicativo específico da rede social.

Desktop Clássico

Além da interface Metro o Windows 8 também conta com o desktop clássico, seguindo o modelo do Windows 7. Algumas pequenas modificações foram feitas (como o caso dos gadgets), mas ainda assim todos os usuários que estavam habituados às ultimas versões do sistema operacional não terão dificuldade nenhuma de se adaptar à atualização.

Caso você seja um fanático por esses utilitários, não se preocupe. A Microsoft deixou disponíveis os gadgets essenciais para você ativá-los novamente no desktop. Os apps para Windows poderão ser baixados diretamente da Windows Store (que ainda não está em funcionamento). Vale ressaltar que o Windows 8 não é exclusivo para computadores de mesa e estará disponível também em tablets e smartphones. Lembrando que a versão de teste para desenvolvedores do Windows 8 pode ser baixada gratuitamente no Superdownloads.

 

Fonte: Por Wagner Creoruska Junior, Superdownloads
Publicado em 18-10-2011

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Como fazer a bateria de sua câmera durar mais

Você já perdeu uma ótima foto porque a bateria de sua câmera morreu sem aviso? Veja algumas dicas para fazê-la durar mais.

Se você já perdeu alguma foto porque a bateria de sua câmera “morreu” sem aviso, sabe como isso é frustrante. Mas não se preocupe: siga as dicas a seguir para fazer ela durar mais e continuar fotografando por mais tempo.

Use o viewfinder
Se sua câmera tem um LCD e um viewfinder (visor óptico), você pode economizar energia desligando o LCD e usando o viewfinder para compor as cenas. O LCD consome muita energia, especialmente os novos modelos de três polegadas.

Reveja as imagens depois
tente resistir à tentação de rever todas as fotos que tirou antes de chegar em casa. Novamente, usar o LCD por muito tempo aumenta o consumo de energia. Também recomendamos esperar até chegar em casa para apagar as fotos indesejadas, a não ser que o cartão de memória esteja quase sem espaço, porque o acesso a ele também consome bastante energia.

Diminua o tempo de exibição no LCD
Outra forma de reduzir o consumo de energia é reduzir o tempo durante o qual a câmera mostra uma imagem recém-capturada. A maioria das câmeras exibe cada nova imagem por cerca de 5 segundos, mas muitas delas permitem reduzir o tempo, ou desligar completamente esta função. Você já entendeu o tema? Quanto menos você usar o LCD, mais tempo a bateria irá durar.

Use a economia de energia
Se sua câmera tem um modo de economia de energia, ative-o. Assim, a câmera irá se desligar sozinha após um certo período de tempo se você se esquecer de fazer isso.

Desligue o autofoco contínuo
Se você não está fotografando objetos em movimento, desligue o autofoco contínuo para economizar energia: neste modo a câmera usa constantemente um motor para mover a lente e manter a cena em foco. Use o foco manual se possível.

Evite o flash automático
Este sistema geralmente prevê direitinho quando a cena precisa de luz extra, mas não é perfeito. Se você está fotografando uma paisagem à noite, ou se está longe da cena, o flash terá efeito quase nenhum sobre a imagem final. Desligue-o. Um bônus: com isso, e com o passar do tempo, você irá aprender quando uma cena precisa ou não de flash, o que vai acabar levando a fotos melhores. Acredite.

Não deixe as baterias no frio
Se você está fotografando em clima frio, irá descobrir que a bateria da câmera não dura tanto quando em climas mais amenos. Isso acontece porque a baixa temperatura deixa as reações químicas na bateria, que produzem a energia, mais lentas. Para evitar o problema, quando você não estiver fotografando mantenha a câmera “quentinha” no bolso do casaco ou junto ao seu corpo.

Cuide da bateria
Se você vai guardar sua câmera por um longo período de tempo, remova a bateria. Se puder descarregá-la completamente antes disso, melhor ainda. Mas não a mantenha vaiza por muito tempo: tente carregá-la completamente e usá-la pelo menos uma vez por ano. Caso contrário ela pode “morrer” de vez.

Tenha extras
I
sso é para quando tudo o mais falhar: sempre carregue uma bateria de backup, carregada, para o caso da bateria principal se esgotar antes do tempo. Você pode encontrar pilhas e baterias extras para a sua câmera online, ou na mesma loja onde a adquiriu.

Fonte: Michael King, PCWorld EUA
Publicado em 10-10-2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aprenda a tirar o máximo de uma câmera digital com um simulador online

O site CameraSim ajuda você a entender como o ISO, velocidade do obturador, abertura do diafragma e outros ajustes afetam as suas fotos.

Você se cansou do “modo automático” e quer aprender como os ajustes de distância focal, ISO, abertura do diafragma, velocidade do obturador e outros afetam suas imagens? Então faça uma visita ao CameraSim, um site que simula a operação de uma câmera DSLR. Com uma interface fácil de usar, você pode mexer em vários ajustes, “bater fotos” e ver os resultados imediatamente.

Ao acessar o site, você verá algo parecido com a imagem abaixo: a cena, uma garota em um parquinho segurando um catavento, é mostrada como seria vista através do visor (viewfinder) da câmera. Logo abaixo ficam os vários controles. Basta clicar no botão Snap Photo! para fazer uma foto da cena com as configurações atuais e ver o resultado. Para voltar à “camera” e fazer outra foto, clique em Return to viewfinder.

Agora que você já sabe o básico, é hora de começar a experimentar.

CameraSim: simule o funcionamento de uma câmera DSLR

Use o zoom para variar a perspectiva: o CameraSim faz um ótimo trabalho ao mostrar o resultado da variação na distância entre você e a cena e na distância focal da lente. Vamos começar com a distância: mova o controle Distance para se aproximar ou afastar da cena e note que a garota e o escorregador no fundo não mudam de tamanho na mesma proporção. À medida em que você se aproxima, o primeiro plano (garota) fica “maior” muito mais rápido que o fundo. Esse é o chamado “efeito paralaxe”, que pode ser usado para enfatizar um objeto contra o fundo.

Agora experimente mexer no controle chamado Focal Length (que simula o "zoom" da câmera). Você verá que o primeiro plano e o fundo mudam de tamanho na mesma proporção. Ou seja, usar o zoom não produz os mesmos resultados que usar os seus pés para se aproximar da cena.

Controle a velocidade do obturador para “congelar” a ação: inicialmente o CameraSim está configurado para Shutter Priority (prioridade do obturador). Isto permite que você modifique a velocidade do obturador (shutter speed) e a câmera faça o ajuste correspondente de abertura do diafragma automaticamente. 

O padrão no controle Shutter Speed é 1/125 de segundo. Bata uma foto, e você verá que o catavento está um pouco “borrado”. Se você mudar a velocidade do obturador para 1/20, verá que o catavento está completamente borrado. Mas se mudar para 1/500, verá que ele parece estar parado, como se a foto tivesse congelado o movimento.

Mude a exposição: se você mover o controle Shutter Speed muito para a esquerda, (menos de 1/13 de segundo) a abertura do diafragma chega ao limite físico (f/36) e não pode ficar menor. Velocidades do obturador menores do que esta irão gerar uma foto “superexposta”, ou clara demais.

Você também pode subexpor a foto reduzindo a sensibilidade à luz (ISO) do simulador, por padrão definido para ISO 200. Reduza-a para ISO 100 e você verá que quando atingir a velocidade de obturador de 1/1000 de segundo a abertura do diafragma chega ao limite de f/2.8, o máximo possível. Como a câmera não consegue receber mais luz, velocidades de obturador acima de 1/1250 vão gerar uma imagem escura e subexposta.

Use a abertura para mudar a profundidade de campo: a maioria dos fotografos adora “borrar” levemente o fundo da imagem para atrair a atenção para o primeiro plano. Isso é feito com uma grande abertura do diafragma (o que corresponde a um “número f” pequeno). Você pode ver este efeito em ação colocando o CameraSim no modo Aperture Priority e ajustando o controle Aperture para f/2.8.

Como esta é a maior abertura da lente, deve gerar a menor profundidade de campo. O resultado é que o fundo da imagem deve ficar fora de foco. Compare com uma outra imagem feita com os mesmos ajustes mas f/11, por exemplo, e você poderá ver claramente a diferença.

Continue brincando

O CameraSim tem muitas outras possibilidades. Experimente colocá-lo no modo Manual Control para ter liberdade total para modificar os ajustes que quiser. Boa diversão!

Fonte: Dave Johnson, PCWorld EUA
Publicado em 17-10-2011

Recurso do iPhone 4S localiza "esposa infiel”

Internauta afirma ter utilizado o app Buscar meus amigos para encontrar a mulher com o amante


Junto com o novo iPhone, a Apple liberou novos recursos, como o aplicativo Find My Friends (Buscar meus amigos), que mostra em um mapa a localização de seus amigos. Pois um internauta, que se identificou como ThomasMetz, afirma ter usado a ferramenta para seguir a esposa e encontrá-la com o amante.

Ele conta que comprou o iPhone 4S para a mulher e instalou o aplicativo sem o conhecimento dela. Um dia, ela disse que ia a casa de uma amiga. Desconfiado, ele acionou o serviço, que mostrou o verdadeiro endereço. “Obrigado, Apple, obrigado App Store. Estas imagens vão ajudar no processo”, publicou.

Em entrevista à CNET, ele forneceu imagens capturadas do serviço e trocas de mensagens relacionadas ao caso.

Vale lembrar que a função de localização já estava presente no Find  my iPhone, serviço que já ajudou a polícia a prender vários bandidos que roubaram iPhones ou iPads.

findmyiphone
Recurso de localização: sucesso entre maridos desconfiados?



Fonte: Redação Macworld Brasil
Divulgado em 17-10-2011

Páginas

Acesse também: