Dicas do Prof. Rooney

<b>Dicas do Prof. Rooney</b>
Clipping com as melhores informações de Tecnologias de Informação e Comunicação que descomplicam o dia-a-dia!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Microsoft lança oficialmente o Windows 7

O Windows 7 é a próxima geração do sistema operacional Windows da Microsoft, sucessor do Vista.

Depois de quase 1 ano após o lançamento do Windows 7, desde a sua versão beta, o dia do lançamento oficial do Windows 7 finalmente chegou.

A Microsoft lançou oficialmente o Windows 7 nesta quinta-feria (22/10). Até o momento, é um dos maiores, senão o maior lançamento de um produto da Microsoft nos últimos dez anos, com o qual a empresa espera ganhar novamente os consumidores após o fiasco que foi o Vista.

O novo sistema operacional é bem mais rápido, mais leve e tem uma série de novos recursos.

Como já esperado por muitos, o Windows 7 tem 6 versões diferentes, da mesma forma com a qual o Vista foi lançado ao mercado.

Veja a seguir as 6 edições do Windows 7 que a Microsoft lançou:

  • Windows 7 Starter Edition;
  • Windows 7 Home Basic;
  • Windows 7 Home Premium;
  • Windows 7 Professional;
  • Windows 7 Enterprise;
  • Windows 7 Ultimate.

As edições Home Premium e Professional serão as que receberão um maior foco, já que elas são as versões com um maior custo/benifício comparadas com as outras. Bill Veghte sabe disso, e disse que “cerca de 80% dos consumidores irão optar por uma dessas duas edições”.

Fonte: Windows 7 Br
Data: 22-10-2009

Como instalar o Windows 7 em um netbook a partir de um pendrive

 

pendrive_windows_150 Embora a maneira mais fácil de instalar o Windows 7 em um netbook seja por meio de um drive de DVD externo, não vale a pena gastar entre 250 reais e 350 reais caso não venha a usar o dispositivo frequentemente. Se você tiver um pendrive com 4 GB de espaço (um novo custa em média 60 reais), saiba que pode resolver seu problema.

Mas a instalação do Windows 7 por meio de um pendrive não é tão simples assim, já que não é suficiente copiar o conteúdo do DVD do Windows 7 para o dispositivo USB.

Antes, deve-se criar uma partição e torná-la ativa para ser reconhecido pelo computador como um drive inicializável. Como a atualização a partir do Windows XP envolve passos mais complexos, esse tutorial descreve este procedimento. Mas ele também se aplica no caso do Vista, já que a Microsoft não irá vender a versão update do novo sistema operacional no Brasil.

Nota: Como o Windows 7 não pode ser instalado como uma atualização sobre o Windows XP, é necessário usar a opção 'Instalação personalizada', a mais completa, trabalhosa e demorada. Isto significa que todos os seus programas e os dados serão perdidos. Por esta razão, não se esqueça de fazer backup de segurança do registro do sistema, criar um ponto de restauração e fazer backup dos seus dados antes de instalar o Windows 7.  

Etapa 1: Formato da chave USB e torná-lo ativo
Um pendrive é visto como um dispositivo removível no Windows XP e, por esse motivo, o gerenciador de disco não permite particioná-lo, muito menos criar uma partição ativa. Essa opção estará desabilitada (na cor cinza), como mostra  figura abaixo. E também não vai deixar você formatar utilizando o sistema de arquivos NTFS.

tela1

Uma das maneiras mais simples de se fazer isso é utilizando o HP USB Disk Storage Format Tool, utilitário que além de formatar o dispositivo flash com o sistema de arquivos NTFS, também torna a partição ativa.

Instale o software, localize o pendrive que aparece na lista de dispositivos, altere o sistema de arquivos (File) para NTFS. Depois, selecione a “Formatação rápida” e clique em Iniciar. O processo todo vai demorar apenas alguns segundos.

tela3

Para confirmar se a formatação da unidade foi feita corretamente, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador, clique em Gerenciar, Gerenciamento de disco. Você verá o pendrive listado com o status de “ativo”, a indicação de capacidade e o sistema de arquivos (NTFS).

tela4


Etapa 2: Crie uma área inicializável (boot)
O Windows 7 usa um programa chamado Bootmgr para carregar. A partição ativa no pendrive precisa ter o código escrito lá para que o seu setor de inicialização seja reconhecido pelo Bootmgr.

Esse código pode ser escrito no pendrive utilizando o programa bootsect.exe, que fica na pasta de inicialização do DVD do Windows 7. Para extrair esse código, temos que usar o prompt de comando - acessível a partir do menu Iniciar (selecione Executar, digite cmd e pressione Enter).

Uma vez que o prompt de comando é aberto, alterne para o drive onde está o Windows 7, digitando a letra da unidade de DVD, que normalmente é d:.

A seguir, digite a seguinte linha de comando:

boot\bootsect /nt60 j:

Em nosso exemplo, estamos dizendo para usar o comando bootsect para escrever o código de boot na unidade USB (no caso, é a unidade j: - substitua pela letra correspondente ao drive USB em seu computador)

Se a operação for bem-sucedida, você verá uma tela com a mensagem semelhante ao exemplo abaixo:

tela6


Etapa 3: Cópia do Windows 7 para o Pendrive
Agora feche a janela do prompt de comando e simplemente copie o conteúdo do DVD do windows 7 para o pendrive. Isso levará cerca de sete minutos, dependendo de seu computador e da velocidade de gravação do pendrive.

tela7

O diretório raiz do DVD do Windows 7 tem cinco pastas
e três arquivos, totalizando 2,32 GB

Etapa 4: Altere a sequência de inicializadção no netbook
Para que a instalação ocorra é preciso que o netbook dê boot utilizando o pendrive e não do disco rígido (drive C:), como é o normal. Para alterar isso, informa à BIOS do portátil que uma nova sequeência de boot deve ser adotada.

Esse procedimento varia dependendo da marca do netbook. Mas, geralmente, o acesso à BIOS se dá pressionando a tecla F2 ou DEL, ao ligar o netbook. A dica é ficar de olho na mensagem que é exibida na parte inferior da tela quando o equipamento é ligado (ela informa qual tecla deve ser pressionada para acessar à BIOS).

Uma vez na BIOS, vá ao menu de inicialização e procure a configuração "Boot Device Priority" e selecione a opção que indica o drive USB com primeiro dispositivo de boot.

tela8

Salve as alterações e saia do BIOS. Com o pendrive que tem a cópia do Windows 7 conectado a uma porta USB do netbook, o assistente de instalação será carregado. Siga os passos indicados até completar a instalação.

Ao final, certifique-se de remover o pendrive e alterar a sequência de boot para que a inicialização do portátil volte a ocorrer a partir do HD. Reinstale seus aplicativos e recupere os dados de usuários.

Fonte: Elias Plastiras, da PC WORLD/Australia
Data: 21-10-2009com informações de René Ribeiro, da PC WORLD

Windows 7 não significa 'boom' de vendas para indústria de PCs, diz Gartner

 

Embora seja quase inevitável que as empresas migrem para o Windows 7, novo sistema operacional da Microsoft que será lançado oficialmente nesta quinta-feira, 22, isso não significa que a indústria de PCs terá uma explosão de vendas se imediato.

A avaliação é analistas do Gartner, que apontam que o upgrade atrasado de PCs e o ambiente econômico serão tão importantes quanto o Windows 7 para determinar a demanda final em 2010. "O lançamento do Windows 7 vai gerar um interesse renovado pelas atualizações de hardware por parte dos consumidores e das pequenas empresas, mas não se espera que a demanda corporativa ganhe ímpeto até o fim de 2010", analisa o vice-presidente do Gartner, Charles Smulders.

Segundo a consultoria, embora o Windows 7 apresente um aprimoramento significativo em relação ao Vista, o sistema não é uma versão de grande relevância em termos de arquitetura. Um de seus destaques fica por conta dos novos recursos que vão ajudar a aumentar a capacidade das empresas de implantar o sistema.

"O Windows 7 tem melhorias no gerenciamento de memória, que ajudam os usuários a terem uma experiência melhor do que com o Vista em PCs, com especificações similares ou até mesmo um pouco inferiores", afirma o vice-presidente e analista do Gartner, Michael Silver. "O sistema acrescenta outros recursos que são de interesse das organizações e dos consumidores. É importante para a Microsoft ter um início bem-sucedido com o Windows 7 para criar impulso e deixar os problemas do Vista para trás."

A consultoria destaca cinco aspectos fundamentais que as empresas devem analisar antes de migrarem para o novo sistema operacional da Microsoft:

  • Planejar a saída do Windows XP para o fim de 2012 — A Microsoft vai dar suporte ao Windows XP com correções de segurança até abril de 2014, mas experiências anteriores mostram que os fornecedores independentes de software param de testar muito antes. "Os novos lançamentos de software crítico para os negócios vão exigir o Windows 7 muito antes do fim do suporte que a Microsoft dará para o Windows XP", afirma o vice-presidente de pesquisas do Gartner, Steve Kleynhans. "As empresas que tirarem seus usuários do Windows XP até o fim de 2012 vão evitar grandes problemas em potencial."
  • Comece a trabalhar com os projetos de migração desde agora — Uma organização típica requer de 12 a 18 meses para aguardar, testar e planejar antes que possa iniciar a implantação de um novo sistema operacional. Há muito trabalho a ser feito na preparação e os atrasos para iniciar resultam somente em mais custos depois.
  • Não espere pelo SP1 do Windows 7 para começar a testar e implantar — Muitas organizações planejam esperar a chegada do SP1 para começar a testar e a implantar um novo sistema operacional. Os analistas do Gartner sugerem que se comece o trabalho agora (especialmente se as companhias não chegaram a utilizar o Windows Vista).
  • Não deixe de usar o Windows 7 — O Gartner classifica o Windows 7 como uma versão "refinada" da mudança de arquitetura que o Windows Vista ofereceu. E os analistas do Gartner dizem que lançamentos refinados nunca devem ser deixados de lado. "Embora as organizações que deixaram de lado o Windows 2000 e esperaram pelo XP tenham enfrentado alguns problemas para superar o gap, as organizações que adotaram o Windows 2000 e tentaram deixar de lado o Windows XP, esperando pelo Vista, passaram por muito mais dificuldades", disse Silver.
  • Faça o orçamento com cuidado — Os custos de migração variam muito. Segundo levantamento do Gartner, os custos de migração poderiam ser de US$ 1.035 a US$ 1.930 por usuário para migrar do Windows XP para o Windows 7, e de US$ 339 a US$ 510 por usuário para migrar do Windows Vista para o Windows 7, dependendo da empresa.
Fonte: TI Inside
Data: 21-10-2009

Microsoft estuda trazer versão de atualização do Windows 7 no Brasil em janeiro

 

Opção mais barata do sistema operacional só está disponível nos EUA. Microsoft estuda forma de ampliar benefício para o País.

logo_win7_150 A Microsoft avalia oferecer a opção de atualização do Windows 7 para usuários do Vista. O novo sistema operacional, que chega ao varejo a partir desta quinta-feira (22/10), está disponível apenas nas versões completas (full) do Home Basic Full; Home Premium Full; Professional; e Ultimate.

Segundo o diretor do grupo de consumo e online da Microsoft Brasil, Osvaldo Barbosa de Oliveira, esse não é um problema restrito ao Brasil. “O update online só está disponível nos Estados Unidos por conta de problemas relacionados a billing [cobrança]”, diz o executivo.

Na maior parte dos países, Brasil inclusive, a venda dos produtos da Microsoft não é feita diretamente pela empresa e sim por intermédio do distribuidor ou revenda, daí a dificuldade de intermediar esse pagamento.

A Microsoft estuda formas de viabilizar a atualização, ou seja, uma versão mais barata do sistema operacional para quem já é usuário da plataforma Windows, prática que a empresa sempre adotou. “O upgrade não está fora do radar e avaliamos que esta opção esteja disponível já a partir do segundo trimestre do lançamento do Windows 7”, informa a gerente de marketing do grupo de consumo e online da Microsoft, Maria Heloísa Morel.


Estratégia de lançamento

Enquanto isso não acontece, o Windows 7 chega às lojas com preços compatíveis com as versões de atualização do Vista. A mais barata delas, o Windows 7 Home Basic Full, custa 329 reais.

Segundo Maria Heloísa, estudos feitos pela empresa à época do lançamento do Vista demonstraram que, no varejo, a venda de caixas de versões completas do sistema operacional foi superior à de atualização. “Isso nos levou a procurar uma forma de simplificar as coisas na visão do consumidor no ponto de venda. Em lojas especializadas, não haveria problema, mas no grande varejo é mais difícil o consumidor comum entender a diferença entre a versão full e a atualização”.

Nos Estados Unidos, a mesma versão do software sai por 199 dólares (cerca de 350 reais) e cai para 99 dólares (pouco mais de 170 reais). Esta diferença funciona como um incentivo principalmente para quem comprou o Vista e que, se migrar neste momento para o Windows 7, vai pagar o mesmo valor que aquele usuário que permaneceu no Windows XP.

Se você tem o Vista e está pensando em migrar para o Windows 7, o melhor a fazer é aguardar. Primeiro para garantir que os eventuais problemas da nova versão do sistema operacional sejam resolvidos. Depois, para se beneficiar do upgrade, que deve chegar no início de 2010.

Já quem utiliza o Windows XP e em um computador cuja configuração é incompatível com o novo sistema operacional, Osvaldo Barbosa diz que o melhor é partir para a compra de um PC novo e que já traga o Windows 7 instalado.

E para os usuários que resolverem migrar neste momento para o Windows 7 e eventualmente tenham dificuldades durante a instalação, a Maria Helena explica que Microsoft criou um serviço de suporte especial, por telefone num primeiro momento, e que pode ser estendido para o atendimento em casa, caso o problema não tenha sido resolvido.

Fonte: Nando Rodrigues, da PC World
Data: 21-10-2009

Páginas

Acesse também: