Dicas do Prof. Rooney

<b>Dicas do Prof. Rooney</b>
Clipping com as melhores informações de Tecnologias de Informação e Comunicação que descomplicam o dia-a-dia!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Ubuntu 8.10 sai na quinta, 30/10/2008



Nesta quinta-feira, 30, será liberada para download a nova versão do sistema operacional Linux, o Ubuntu 8.10 Desktop Edition. Entre as novidades, o suporte às redes 3G, para acesso à banda larga móvel, e o compartilhamento do computador.

O usuário pode começar a chamada “sessão guest” e deixar que alguém use o PC sem restrições (para navegar na web ou ler e-mails, por exemplo). Ao mesmo tempo, seus programas e dados ficam bloqueados, em outra sessão, e mantidos a salvo.

A partir de agora, o usuário poderá gravar o programa em um pen drive para então instalá-lo em um ou mais computadores a partir do dispositivo móvel.

Como bônus, o Ubuntu dará acesso a vídeos, programas de rádio e podcasts da rede inglesa BBC. O material vai ser transmitido via streaming e exigirá os tocadores de mídia padrões do Ubuntu. De acordo com a Canonical, grande parte do conteúdo estará disponível em qualquer lugar do mundo.

O sistema poderá ser baixado em português AQUI. Também no dia 30, a Canonical faz o lançamento da nova versão do Ubuntu para servidores.


Linux

O Linux é um software livre, criado e desenvolvido por colaboradores espalhados por todo o mundo, e cujo código-fonte é aberto, ou seja, qualquer pessoa pode dar sua colaboração. Isso faz com que a plataforma se torne mais segura, já que os próprios hackers são os responsáveis pelos upgrades do sistema.

E, quando o assunto é Linux, uma das dúvidas mais freqüentes é: “Qual distribuição é a melhor?”.

Bom, existem distribuições para os mais diversos fins, sendo que um usuário experiente é até capaz de montar sua própria distribuição, adicionando as funcionalidades que desejar.


Usuário LINUX

Um número cada vez maior de pessoas adere ao sistema operacional

O Linux é um software livre, criado e desenvolvido por colaboradores espalhados por todo o mundo, e cujo código-fonte é aberto, ou seja, qualquer pessoa pode dar sua colaboração. Isso faz com que a plataforma se torne mais segura, já que os próprios hackers são os responsáveis pelos upgrades do sistema. Entre as versões do Linux, a mais indicada para usuários domésticos é a Ubuntu, que conta com um ambiente gráfico semelhante ao do Windows.


Fonte: Olhar Digital
Data: 29/10/2008

Windows 7: mais fácil de usar



Foi apresentado oficialmente nesta terça-feira, 28, o Windows 7, que deve ser lançado em versão de teste no começo de 2009, com recursos que incluem tecnologia de tela sensível a toque e capacidade de personalização do sistema com mais facilidade.

Segundo a Microsoft, esta que é a próxima versão do sistema operacional Windows será mais rápida e fácil de usar e evitará os tropeços que marcaram a chegada do Windows Vista.

O Windows Vista recebeu críticas tão pesadas contra sua baixa compatibilidade com aparelhos mais antigos e lenta velocidade de inicialização que terminou por se tornar alvo de uma campanha de marketing muito efetiva veiculada pela rival Apple.

Além disso, a utilidade do sistema operacional tradicional Windows para computadores pessoais, o produto mais lucrativo da maior produtora mundial de software, vem sendo contestada, à medida que mais e mais aplicativos passam a estar disponíveis na Internet, o que destaca o papel central dos navegadores de Internet em um mundo no qual a web ocupa posição central.

Julie Larson-Green, vice-presidente da Microsoft encarregada de supervisionar o desenvolvimento do Windows 7, afirmou que "ter a melhor solução técnica é ótimo. Mas, como no caso do vídeo Beta e do VHS, a melhor solução técnica nem sempre importa", disse ela, se referindo à batalha pela dominância do mercado de vídeo travada pelos formatos Beta e VHS nos anos de 1970 e 80.

Novos recursos

A Microsoft planeja introduzir mais recursos que facilitem o uso do sistema operacional, como uma nova barra de tarefas que oferece uma visão prévia de todas as janelas abertas de um programa quando o usuário passa com o cursor por sobre seu ícone.

Outro novo recurso são as "Jump Lists", que oferecem listas atualizadas de documentos que o usuário usou recentemente ou sites de web que costuma visitar sem que ele precise abrir antes o Word ou um navegador de Internet.

Resposta à Apple

A nova filosofia é uma resposta ao sucesso da Apple, que viu sua participação de mercado crescer nos Estados Unidos desde 2005 por causa, em parte, de uma campanha publicitária que retratou o Vista como desajeitado e mais difícil de usar.

O Windows 7 tem como meta manter as exigências de hardware do Vista para que as empresas não precisem comprar novos equipamentos apenas para que o sistema operacional da Microsoft seja utilizado.

Fonte: Reuters
Data: 29/10/2008

Microsoft apresenta Windows Azure



A Microsoft apresentou na segunda-feira, 27, o Windows Azure, um protótipo de sistema operacional que rodará pela internet. O sistema vai permitir que os usuários tenham acesso a uma base operacional por meio da web, sem necessidade de comprar um novo hardware. Segundo a Microsoft, sua primeira versão comercial deverá ser lançada em 2010.

Atualmente, o Azure se encontra em fase de testes e foi liberado para o uso de um número restrito de especialistas, que darão sua opinião sobre o sistema, de forma a definir melhorias antes de levá-lo definitivamente ao mercado.

Sem dar detalhes, o chefe da área de criação de software da multinacional, Ray Ozzie, ressaltou que o novo sistema "terá um preço competitivo" que se adaptará às necessidades dos usuários e antecipou que, durante 2009, os analistas continuarão trabalhando para prepará-lo ao público.

"Apresentamos uma série de tecnologias sem igual que darão novas oportunidades aos desenvolvedores de web e desenvolvedores empresariais por igual", disse Ozzie.

Fonte: Olhar Digital
Data: 28/10/2008


Páginas

Acesse também: