Dicas do Prof. Rooney

<b>Dicas do Prof. Rooney</b>
Clipping com as melhores informações de Tecnologias de Informação e Comunicação que descomplicam o dia-a-dia!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Nova ferramenta traz alternativa de comunicação pela internet

Google Wave Os irmãos Lars e Jens Rasmussen não são novatos na criação de ferramentas inovadoras. A dupla fundou a Where 2 Tech, que em 2004 foi comprada pelo Google e desenvolveu a tecnologia Google Maps, amplamente utilizada pelos internautas. Mas seu projeto mais ambicioso só foi anunciado nesta quinta-feira, e se chama Google Wave.

Apresentado durante a conferência para desenvolvedores Google I/O, o Wave parte da premissa de que as comunicações online não precisam ser cópias de meios utilizados há séculos. Para entendê-lo, é possível compará-lo com uma mistura de diversos serviços utilizados cotidianamente pelos internautas.

A ferramenta mistura e-mail, compartilhamento de documentos e redes sociais, ao mesmo tempo em que se beneficia da velocidade de serviços de mensagem instantânea, provendo uma comunicação em tempo real.

A versão apresentada usa uma interface em três colunas, que à primeira vista lembra a estrutura do Outlook. Na coluna da esquerda, assim como no Gmail, estão as "caixas", acesso à pesquisa e lista de contatos. Na central, são listadas todas as comunicações, também como no Gmail, só que ao lado de pequenas imagens referentes a cada um dos envolvidos nas conversas. A diferença é que a mensagem, que é carregada na coluna da direita, pode ser manipulada com liberdade por cada um dos envolvidos, que podem adicionar arquivos, quebrar e comentar e acompanhar, em tempo real, cada interação.

Um novo participante pode ser incluído a qualquer hora na "conversa", uma vez que a inclusão de novos membros seja autorizada pelo criador do tópico, e tem acesso a um histórico da evolução da comunicação, uma forma de se inteirar em como a conversa se desenvolveu.

A idéia é, no futuro, integrar o serviço a outras ferramentas da empresa, como o Blogger e a rede social Orkut, ou ainda redes de terceiros, como é o caso do Twitter e Facebook.

O Wave ainda não está concluído, mas é prometido para os próximos meses. Todavia o Google espera contar com a comunidade de desenvolvimento independente. Isso porque Wave não é só um novo serviço, mas é também um protocolo, aberto a desenvolvedores que queiram se beneficiar de sua arquitetura em novos serviços e softwares, bem como agregar novas funções a ela.

A estratégia é parecida com o novo modelo adotado pelo Yahoo!, chamado de Y!OS ou Yahoo! Open Strategy.

Interessados em conhecer o serviço quando ele estiver pronto podem se cadastrar no site wave.google.com. Desenvolvedores que desejarem explorar suas APIs, podem acessar o novo blog do Wave dedicado a programadores, em googlewavedev.blogspot.com. Um vídeo que demonstra o sistema foi apresentado na conferência Google I/O e pode ser assistido pelo endereço tinyurl.com/59tup8.

Fonte: TERRA – Tecnologia - Internet/GEEK
Data: 29/05/2009

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Internet Summary

Da Reuters

Microsoft reformula serviço de buscas sob nome "Bing"

SEATTLE (Reuters) - A Microsoft está reformulando seu serviço de buscas a fim de combater o domínio do Google no setor de buscas e na publicidade online a ele vinculada. A maior produtora mundial de software, que continua conversando com o Yahoo sobre uma possível parceria, há muito está determinada a desempenhar papel importante no lucrativo mercado de buscas na Web, depois de ver o Google, uma empresa muito mais nova, conquistar e expandir seu domínio no setor.

Time Warner promoverá cisão da America Online este ano

NOVA YORK (Reuters) - A Time Warner oficializou nesta quinta-feira planos para promover a cisão de sua divisão America Online (AOL), por volta do final deste ano, uma decisão há muito aguardada que vai remover uma das unidades mais fracas do grupo de mídia. A Time Warner, que vinha há meses sinalizando a preparação desse plano, disse que a transação foi aprovada pelo Conselho e será estruturada de forma a isentar os acionistas de impostos. A operação ainda precisa do aval de autoridades regulatórias.

União Europeia estudará impacto do Google Book sobre autores

LONDRES (Reuters) - O órgão executivo da União Europeia estudará os planos do Google para oferecer milhões de livros online, depois que a Alemanha alegou que o projeto do grupo de Internet representa uma violação das leis de direitos autorais do bloco de países. Os ministros de Comércio Internacional do bloco comercial concordaram na quinta-feira em solicitar que a Comissão Europeia estude a forma pela qual o acordo do Google com escritores dos Estados Unidos afeta os direitos dos escritores da União Europeia.

Videogames exigem mais suor com aperto da recessão

RALEIGH, Estados Unidos (Reuters) - Com a recessão forçando o corte de algumas férias familiares, mensalidades de academia de ginástica e pagamentos a personal trainers, uma série de novos videogames projetados para permitir que as pessoas se exercitem em casa estão chegando às lojas. A Electronic Arts acaba de lançar o "EA Sports Active", para Nintendo Wii, que vem acompanhado por uma faixa elástica de exercícios e uma tira para as pernas que permite que os jogadores realizem atividades aeróbicas como patinação virtual ou corrida.

Universidade japonesa usa iPhone para checar frequência

SAGAMIHARA, Japão (Reuters) - Uma universidade japonesa está distribuindo iPhones para estudantes de graça, mas com uma condição: o aparelho será usado para monitorar a frequência dos alunos. O projeto, que está sendo testado antes do lançamento oficial em junho, envolve 550 alunos do primeiro e segundo anos e alguns funcionários de um departamento da Aoyama Gakuin University, na cidade de Sagamihara.

HP planeja cortar 5.700 vagas na Europa, Oriente Médio e África

HELSINQUE (Reuters) - A Hewlett-Packard informou nesta quinta-feira que planeja cortar 5.700 postos de trabalho na região da Europa, Oriente Médio e África nos próximos dois anos. Uma porta-voz da companhia disse que parte das demissões estava relacionada ao programa de corte de vagas da HP, enquanto o restante era reflexo da deterioração na demanda.

Microsoft diz que não há acordo iminente com Yahoo

NOVA YORK (Reuters) - O presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, disse nesta quinta-feira que não há um acordo iminente com o Yahoo, segundo a CNBC. O executivo recusou-se a comentar sobre rumores de que a gigante norte-americana de software teria interesse em comprar a empresa alemã de software SAP.

Base de usuários de Internet fica estável em abril ante março

SÃO PAULO (Reuters) - O número de brasileiros que usaram a Internet a partir de suas residências em abril permaneceu estável ante março, em cerca de 25,5 milhões, segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online divulgada nesta quinta-feira. No acumulado em 12 meses, a quantidade de usuários ativos cresceu 13,6 por cento. O Brasil permaneceu na liderança no tempo de navegação entre os países avaliados, com 24 horas e 7 minutos por pessoa. Houve diminuição de 8 por cento do tempo navegado na comparação com março de 2009 e aumento de 6 por cento sobre abril do ano passado. O internauta do Reino Unido, com 23 horas e 3 minutos, apareceu em seguida.

Nortel tentará vender participação em joint-venture com LG

TORONTO (Reuters) - A Nortel Networks, que está lutando para sobreviver sob proteção judicial, confirmou nesta quarta-feira que está buscando compradores para sua participação majoritária na joint-venture que mantém com a LG Electronics na Coréia do Sul O anúncio de que a Nortel, maior fabricante de equipamentos telefônicos da América do Norte, procurava vender sua participação de 50 por cento mais uma ação na LG-Nortel veio após boatos da medida já rondarem entre analistas e na mídia, nas últimas semanas.

Presidente do Yahoo diz que conversas com Microsoft continuam

CARLSBAD, Estados Unidos (Reuters) - A presidente-executiva do Yahoo, Carol Bartz, afirmou que a empresa continua em conversas com a Microsoft para discutir um possível acordo na área de busca na Internet, mas reforçou que a ferramenta de pesquisa continua sendo um ingrediente importante na lista de produtos online do Yahoo. Em discurso na conferência All Things Digital nesta quarta-feira, Bartz disse que qualquer acordo para combinar seus serviços de busca com outra empresa teria que satisfazer uma série de critérios específicos para o Yahoo.

Fonte: G1/Globo
Data: 28/05/2009

Páginas

Acesse também: