
Mágica? Que nada, apenas resultado de uma montagem obtida a partir do recurso de camadas (layers), disponível na maior parte dos editores de imagem.
Por que usar camadas?
A grande vantagem de trabalhar com camadas distintas é que as ações que efetuarmos serão aplicadas somente à layer que selecionamos.
A melhor forma de comprender como elas funcionam é na prática. Vamos supor que se queira pegar os dois cenários abaixo e fazer uma composição deles.
A primeira coisa fazer é determinar qual imagem será a base a partir da qual você irá fazer a montagem. Em nosso exemplo, vamos usar a imagem que não possui montanhas ao fundo.
Agora será necessário criar uma nova camada - layer - que irá conter a segunda imagem. Há duas formas de fazer isso. Clique sobre a segunda e como a ferramenta Move Tool selecionada, arrasta a imagem e solte-a sobre a imagem de base.
Outra opção é clicar no ícone Create a new layer, que fica na parte de baixo da barra de ferramenta de layers. É o segundo ícone da direita para a esquerda. Ou ainda clicar em Layer, New, Layer e depois em Ok.
Como as camadas se sobrepõem, o resultado obtido, ainda intermediário, será igual à imagem que foi adicionada.
Elimine o que não se quer
Como o objetivo final é obter uma imagem que corresponde a uma combinação das fotos originais, deve-se fazer desaparecer partes da segunda camada.
O uso da função Opacidade (Opacity) fará com que a camada ativa comece a ficar transparente como um todo - e não é esse o resultado esperado.
A saída, então é utilizar o recurso da borracha, disponível na barra de ferramentas da lateral direita (seu ícone é uma borracha). Clique no ícone para ativá-lo e passar o cursor sobre a imagem. Você verá que um círculo será mostrado, correspondente ao tamanho da borracha.
Para alterá-lo ou selecionar o tamanho do 'estrago', clique no botão Brush e modifique os parâmetros apresentados, aumentando ou diminuindo o efeito que será aplicado, para melhor controle.
ativa, revelando o que está na camada inferior
Com um pouco de prática, você vai adquirir o controle necessário para chegar ao resultado esperado. Veja na imagem abaixo o resultado da aplicação da borracha sobre a segunda camada em nossa foto:
Detalhes: faça experiências até alcançar o efeito desejado
Você pode, agora, salvar sua imagem. Lembre-se que as camadas continuam independentes. Na prática, é como se você tivesse duas 'imagens' dentro de um mesmo arquivo.
A vantagem disso é que se você quiser fazer novas alteração, continuará com cada uma das camadas independentes e acessíveis. A contrapartida é o tamanho do arquivo final, em geral, de muitos megabytes.
Clique em Layer e depois em Flatten Image. Note que todas as camadas que havia desapareceram, dando lugar a apenas uma camada. Salve a imagem agora e note que ela resulta em um arquivo bem menor.
Fonte: Fernando Petracioli, especial para PC WORLD
Publicado em: 07/08/2008
Data: 12/08/2008
Um comentário:
Hehehe! Muito legal!
Postar um comentário