Veja como usar as diversas ferramentas de seleção do editor de imagens para recortar ou colar trechos das imagens digitais.
Uma das operações mais básicas em tratamento digital de imagens são os procedimentos de selecionar áreas nas fotos, para que possamos determinar onde executar uma ação ou efeito. A ferramenta de seleção mais tradicional é muito simples e remonta aos tempos de Paintbrush – é a Retangular Marquee Tool, a primeira no menu e cujo atalho no teclado é M. Sua área de seleção é um quadrado simples, que formamos ao clicar, segurar e arrastar o mouse até o ponto que quisermos. Outro formato de seleção muito simples pode ser encontrado no mesmo menu. Trata-se da forma arredondada, cuja área selecionamos por meio do mesmo procedimento.
Um recurso muito útil, que na verdade pode ser utilizado com qualquer dessas ferramentas, é a seleção invertida. Com ele, após escolhermos uma determinada área em uma foto podemos fazer com que a área designada seja exatamente a contrária. É ideal quando queremos executar determinada ação em toda uma foto menos numa área menor específica. Afinal, seria muito mais difícil selecionar toda a área ao redor, parte por parte. Na foto abaixo, selecionamos o quadrado, mas deletamos justamente o que não estava no quadrado, por meio da inversão de seleção. Vá em Select, Inverse, ou acione Ctrl + Shift + I no teclado.
Há também ferramentas de seleção um pouco mais sofisticadas. Elas se encontram no segundo ícone da coluna da esquerda e são três: Lasso Tool, Polygonal Lasso Tool e Magnetic Lasso Tool. Elas servem para recortar objetos de contorno mais complexo do que simples quadrado ou bola. Clicar e segurar neste ícone faz abrir um menu com as três opções. Elas também são acessíveis pela tecla L.
Com o Polygonal Lasso Tool, você deve ir clicando pontos ao redor do objeto, de modo que eles se unem na seqüência e formam diversas retas. Ao terminar o contorno, o recorte terá o formato de um polígono. Uma dica que pode ser útil: ao clicar duas vezes com o mouse, o último ponto criado será unido ao primeiro, automaticamente. Isso pode agilizar tarefas numerosas e repetidas
O Lasso Tool padrão é um pouco diferente. Em vez de fazer sucessivos cliques para formar um polígono, deve-se clicar e segurar o botão do mouse. O contorno do objeto será desenhado pelo movimento do ponteiro, ou seja, só devemos soltar o botão ao concluirmos a circunscrição. Ela é boa se utilizada com um mouse bem preciso ou com dispositivos como uma mesa de digitalização. A terceira opção é o Magnetic Lasso Tool. Com ela, iniciamos o rabisco do recorte com um clique, mas depois soltamos tudo, apenas conduzindo o mouse na direção aproximada. O contorno irá se orientar automaticamente tendendo a seguir cores iguais ou semelhantes nos pixels que compõem a imagem. Mas isso não significa que o recorte vá sair necessariamente melhor – vai depender muito da coloração da foto em questão.
Uma boa recomendação para fazer um recorte de uma imagem com muitas reentrâncias é usar o Zoom. Ele é o ícone mais embaixo na barra de ferramentas, mas também pode ser acionado pelo comando Ctrl + Alt. Com ele, podemos visualizar a imagem ampliada e pixelizada, o que vai facilitar muito.
Outra dica legal ajuda a alterar uma seleção já feita. Caso você tenha feito uma seleção, mas ficou faltando ou sobrando um pedacinho da imagem, dá para resolver isso sem ter que refazer toda a circunscrição. Para inserir uma nova área ao que você já tinha, faça-o segurando a tecla Shift. Inversamente, segure a tecla Alt e exclua com o mouse uma parte da seleção que não interessa a você.
Fonte: Fernando Petracioli, especial para PC WORLD Data: 05/07/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário